Bernardo Jablonski foi o responsável pelos meus primeiros passos no palco do Tablado, e quem movimentou o coração de tanta gente nesses últimos dois dias em que comemoramos o aniversário do Tablado de 60 anos e comemoramos, enfim sua curta e tão preciosa passagem pela terra nessa mesma data.
Ao completar 50 anos de Tablado, Maria Clara Machado, sua fundadora, elevou-se ao mundo das almas. E ontem ao completar 60 anos, ela levou para perto de si seu melhor presente, nosso mestre, aos 59 anos, Jabs. Esse sorriso da lua pra mim é o símbolo da felicidade que está o céu com a sua chegada. Nós aqui, lamentamos a saudade que sentiremos, a falta! Mas sentimos amor e gratidão eternos!
O Bravo Soldado Schweik foi a montagem do ano do Tablado, e apresentamos em fevereiro de 2011. Eu fui apresentada ao Bernardo no fim de 2010 e no início do ano fui até a escola e agarrei minha vaga! QUE SORTE A MINHA! Passou um ano com a gente e a cada segunda-feira era um prazer estar a caminho do nosso encontro, porque eu aprendi que lá era um momento sagrado, recitávamos poesias de poetas brasileiros e contávamos histórias pessoais, era incrível. A presença de Dani Ocampo e Fernando Caruso ainda aumentavam esse prazer. Um outro exercício era cantar, esse eu não fiz... deveria. Não deu tempo porque começamos os ensaios, e foi tudo tão rápido e delicioso. Fora os jogos de improvisação que eram sempre muito divertidos!
Ele dirigiu com maestria essa história, e montou como um quebra cabeças muito bem humorado essa obra de arte.
Obrigada mestre por todo seu carinho.
Muito agradecida à Zeli por toda dedicação!
Oportunidade de dividir um personagem tão legal com a minha amiga Isabela Lima, prazer!
Soldados!
Dona Dipirona, Schweik e Sargento Cataflan.
Desertores.
Queria colocar foto de todas as cenas... mas ta ficando muito tarde e eu preciso descansar para amanhã! cachorrinha mais fofinha que eu ja vi, e a gaúcha que encontrei na guarda!
Sargento e Guarda Benadril.
Camponesa feliz
"Passando as colinas onde as vacas vão pastando,
fica a terra que eu chamei de lar
e que eu nunca esqueço o nome.
Na Boêmia e na Sérvia
Somos filhos da mãe e da dor
Austro-ungaros até o sol raiar
manda o nosso imperador.
ó grande patria , teu chamar eu sempre hei de responder
matar e roubar e estuprar
é o nosso dever
sangue tripas, coração
adubam o meu jardim
o terra de guerra e emoção és minha até o fim"
Com essa expressão de criança feliz, eu te convido à contemplar com a gente a honra de ter vivido tudo isso, ao lado do mestre, assistindo O Bravo Soldado Schweik, no domingo, dia 30 de Outubro, às 19:30h no CCBB, na Mostra estudantil 2011, representando O tablado 60 anos!"O bravo soldado Schweik (Tablado). Texto de J. Hasek. Adaptação e direção de Bernardo Jablonski Uma sátira aos horrores da Primeira Guerra Mundial. Schweik é um herói sem caráter, um homem errado no lugar certo. De extrema sinceridade, suas sentenças se transformam num maravilhoso jogo do contrário. Depois de ser preso e torturado por sua própria tropa, se perder do batalhão e ser confundido com um espião russo, Schweik, enfim, parte para o front, onde profetiza o fim das guerras até a explosão total. Duração: 1h20." Jornal do Brasil
MERDA!!!
E nesse vídeo que eu gravei, um pouco da emoção do nosso diretor, amigo, companheiro Jabs, no dia em que nos encontramos após as apresentações. As palavras do Eduardo Rios, protagonista, e da Vivi, nossa assistente de direção, me servem completamente.
Obrigada mestre, por um dos melhores dias de minha vida!!!
Esse é o fim de semana em sua homenagem.
Homenagem à sua partida para um plano superior, que é onde voce merece estar! Alma pura e verdadeira, sublime. Te amamos!
http://www.youtube.com/watch?v=AScX-4x7F0U
humildemente, com muito carinho, e toda a emoção nossas sinceras e desajeitadas palavras!
Anita e todos do elenco, obrigada!
http://www.youtube.com/watch?v=AGiFWXVoXMk
Quando ele dizia que me achava linda, eu respondia ..." VOCE QUE É MARAVILHOSO"!!!
Muitas palmas!!!