quinta-feira, 2 de junho de 2011

Formatura

BOCA DE OURO  autoria de Nelson Rodrigues

Direção de Adriano Garib . Teatro Solar de Botafogo. 
Nossa montagem de formatura.
 Elenco
Aloan Pimentel, Annabella Castro, Andre Belcufine, Kamila Anhê, Rodrigo Becker, Thaíra dos anjos, Evandro Viegas, Chimene Stefanini, Julia Blum ,Lazuli Galvão ,Luciana Sol e Rodrigo Scócia .

Nossas Grã-Finas em Madureira, subúrbio carioca visitando o bicheiro Boca de Ouro

A humilhação das classes mais baixas.

Tudo por um colar de pérolas valioso, disputado e concorrido pelas Grã-finas e Celeste. Presente do Boca de Ouro para quem tivesse os seios mais bonitos... promovendo o concurso de seios.


Minha grã-fina não ganhou o colar. Celeste, a menina suburbana sim.
Fomos expulsas à bofetadas da casa de Boca em Madureira.
Nessa montagem demos continuidade à personagem como Maria Luísa
Voltando doente para o desfecho final.
O tempo passou...  Boca, Maria Luísa e Celeste, num dia de reencontro.
Esses momentos capturados pelo fotógrafo na hora exata da criação. Depois de deveras ensaiada, a peça de teatro só tem vida no momento presente.  Os detalhes mais singelos, nascem ali, na hora. O jogar e brincar na cena, viver na maior verdade e intensidade construida, ensaiada, mas que se vive ali, naquele momento. Teatro é vida e morte ininterrupta.

Maria Luísa encontra sua amiga de 10 anos atrás e com pendências sentimentais. Celeste sentia um amargor por Maria Luisa à humilhar na época de colégio, e naquele momento de ciúme e pela disputa da atenção do Boca de Ouro num misto de revolta e vingança a cena progride com  Maria Luisa, doente, depauperada querendo passar que teve a visão de Cristo e quer se redimir com o passado.



Até a mancha de sangue, a cumplicidade no assassinato de Leleco, marido de Celeste serem revelados.
E num desvairado texto insano como todos, que tratam de ciúme , ganância e crueldade relatados com essa história de Nelson Rodrigues e principalmente na época que estamos contando, que é a década de 80, com sua religião e seus pecados, suas regras dogmáticas reprimindo os instintos mais perversos da humanidade.  O autor expõe o lado mais carnal do ser humano.



Paixão. TesÃO. FÉ. DOENÇAS MENTAIS. apego.HiStErIa.Caixão DE oURO.
Sedução e entrega. Boca de Ouro morto por Maria Luisa, e encontrado sem seus dentes de ouro.
Assassinos. A santa do Ouro.

                                                
Os ensaios, a direção

Ao conhecer a Cal, fui convidada à assistir o Adriano dirigir Querô. Uma montagem instigante, e muito sedutora. Me apaixonei e entrei na escola. Percorri os anos lá dentro, tive aula com diretores, educadores da melhor espécie. Minhas provas, as cenas para banca escolhidas pela escola como " Milagre na Cela" que foi minha última banca, a personagem estava grávida e eu também, numa cena na prisão. Quem estava na banca era Antonio de Bonis.  Foi tudo da maneira mais especial. E tranquei para ter o meu filho e quando fui voltar para concluir o curso, Adriano Garib ia dirigir a montagem final. Não podia ser melhor e mais significativo para mim. Voltar sendo dirigida por quem me apaixonei a primeira vez que vi ,criando um espetaculo.
E deu tudo certo. Ele é muito antêntico e eu voltando aos palcos depois de um filho. Com aquela garra de leoa pra fora e ele com todo seu carinho e sinceridade me acolheu e me deu de presente uma personagem dirigida, situada e deliciosa de fazer


                                         
Me ensinou, brigou comigo da forma mais enérgica, me instigou e acima de tudo me acrescentou como gente. Como bicho do teatro, filho da imaginação e da fé cênica.


Todo preparo físico, a nicotina em contradição.  A verdade e o toque. O prazer que é essa profissão.
Eu tive muita sorte porque tive uma formatura de Ouro. Muito bem preparada, o elenco estava lindo, cada um ocupando seu lugar querido e almejado. Hoje atores no mercado, nas telas de cinema e palcos do teatro. O Diretor exemplo de energia e profissionalismo.


O mestre me ensinou muito. E Carlinhos, ator maravilhoso que trocou muito comigo, me deixando confiante pra continuar, e fazer daquilo o mais verdadeiro possível artisticamente.

Obrigada Querido.

Minha parceira Celeste, me desculpe... eu mudei.

Boca De Ouro originalmente  montado em 1961 por Milton Morais. E Maria Luisa por Tereza Rachel.   Direção de José renato, no Teatro nacional de Comédia.

Meu diploma que eu peguei ontem na escola. Muitas saudades!.

Crédito das fotos maravilhosa Sonia Lima
e queridissimo Rodrigo Becker. 

domingo, 29 de maio de 2011

Trilha sonora

Pensando no fundo musical pra tudo isso, já incluindo a continuação do trabalho de estudo de vida, continuo a dizer que sou muito agradecida ao meu redor.  Aos amigos que me rodeiam e família que já são.
Muito bom poder trabalhar em família e eu tive essa sorte.
Eu tenho essa sorte! 

É um orgulho poder pertencer a essa página da vida.

A banda Forfun, amiga, carioca, brasileira por excelência, por diversão em literal!
O clipe Sol ou chuva, música que hoje muita gente conhece, gosta e se identifica. No show eu vejo a massa de jovens cantando e sentindo a vibração sonora e percebo a mensagem capturada por todos eles. É lindo!  E participar desse capitulo da nossa história me enche o peito de alegria e minha alma fica deslumbrada!

Talvez completemos uma década de amizade, contando com o que lembramos do nosso intelecto... Porque essa coisa realmente não se pode ter certeza... Quanto tempo se conhece alguém.  O quanto tempo é o tempo?

Acredito muito na nossa geração de artistas! Vivo percebendo entre nós a vontade de transformação que vai além de tudo que é mais sagrado.
Nossos artistas ultrapassaram na data, pela linha do tempo, o milênio! O que será que isso quer dizer? Vivemos em 2011, a liberdade de expressão, devidamente conquistada, podemos dizer, cantar e fazer o que nosso coração mandar! O que nos faz feliz!  Temos a propriedade de definirmos e vivermos o mais em comunhão possível! E é a essa classe que eu admiro pertencer. Aos transformadores, incentivadores e poetas! Positivos seres, repletos de carisma, de encantamento e contentamento afinal!
Eu vejo, que com a facilidade da comunicação estamos nos unindo e nos fortalecendo por um mundo melhor.
Uma música, uma obra musical transmite a mensagem de forma incomparável a qualquer outra forma de condutor.  Eu percebo a música um grande porta voz de toda uma nação, de um ser para o seu semelhante, da arte sensível da criação dos arranjos e melodias para o tom do acompanhante na transmissão da palavra.


Se você já conhece, fico lisonjeada com a sua passagem por aqui.
Se você ainda não conhece Forfun, aproveita! Esse clipe é de uma natureza incrível,
De uma poesia e foi feito com tanto amor...
O amor de jovens unidos que sonham em despertar no próximo a lucidez do novo dia!


Então La vai o link do Vídeo clipe da banda Forfun em julho de 2008, na reserva do Rio de Janeiro, com o elenco Danilo Cutrim, Isabela Lima, Lazuli Galvão, Márluz, Nicolas Crist, Rodrigo Costa, Vitor Isensee e Bali.  Direção Edu Monteiro e Daryan Dornelles.
Do álbum Polisenso.

Meus parabéns pela alegra compartilhada!
Muito obrigada!




fotos!

saúde!



sintonia da alegria

galera dando o confere.

niqueta


participante ativo


o meu afeto.

nascimento

Nove meses de espera até a chegada!  A magia do momento inicial de perceber os primeiros indícios que estava muito perto! O organismo vivo se manifestando!  Tentei ter um parto normal, senti muita dor, contrações, mas tive complicações e fui para o centro cirúrgico fazer cesariana.
Sofri por não conseguir dar a luz naturalmente ao meu filho.  Mas a emoção dele chegando, vindo direto pro meu colo, chorando, gritando com tanta força,  e a aliviante anestesia da dor, com o mais puro sentimento de fragilidade e conforto de tê-lo sadio ao meu lado compensaram qualquer infortúnio. Me recuperei muito bem, e viver esse momento da vida foi excepcional.  Sem dúvidas, foi o momento mais emocionante e real da minha humilde passagem até hoje!

Comparo a gravidez aos ensaios, e o nascimento à estréia!
No ensaio, todos os estudos, testes e  preparação, e na estréia a energia mais viva circulando entre os atores pai mãe e filho. Diretores, médicos. Iluminador, anestesista. Enfermeira, contra regra!... Público família!
E daí todos os cuidados pro espetáculo crescer, não perder a verdade e perceber onde funciona e onde não funciona.
Cuidar, educar e ensinar é tarefa para uma mamãe tanto quanto zelar, alimentar e permanecer para uma atriz. As duas estão em cena e atuando com muito amor, vida e verdade.

O amamentar um filhote, o elo entre as partes, a troca! O olhar refletido, a semelhança! A interpretação do choro, a dedicação intensa para a hora das consultas médicas, das vacinas, que momento da vida! Quantas vezes chorei de emoção!!!!
A transformação da mulher, a queda de cabelo,  mudança do corpo, seio, quadril... O desapego com a aparência, e o interesse pelo conteúdo do real valor da existência.
Em um pequeno momento a mãe se sente Deusa, dando a luz a um ser de luz, de alma pura e de paz.
Eu realmente me transformei, virei uma mulher completa. Costumo dizer que preencheu o espaço de incerteza e solidão que existiam no meu coração.
E a atriz... A atriz ta viva. E passou a existir mais intensa dentro de minhas vontades e desejos!





 "minha criança,
 minha jóia,
minha vida,
meu amor."


Meus sinceros agradecimentos ao fotógrafo rubro-negro Faya Neto.

Obrigada luz celestial por ter colocado esse anjo lindo nas nossas vidas.