quinta-feira, 2 de junho de 2011

Formatura

BOCA DE OURO  autoria de Nelson Rodrigues

Direção de Adriano Garib . Teatro Solar de Botafogo. 
Nossa montagem de formatura.
 Elenco
Aloan Pimentel, Annabella Castro, Andre Belcufine, Kamila Anhê, Rodrigo Becker, Thaíra dos anjos, Evandro Viegas, Chimene Stefanini, Julia Blum ,Lazuli Galvão ,Luciana Sol e Rodrigo Scócia .

Nossas Grã-Finas em Madureira, subúrbio carioca visitando o bicheiro Boca de Ouro

A humilhação das classes mais baixas.

Tudo por um colar de pérolas valioso, disputado e concorrido pelas Grã-finas e Celeste. Presente do Boca de Ouro para quem tivesse os seios mais bonitos... promovendo o concurso de seios.


Minha grã-fina não ganhou o colar. Celeste, a menina suburbana sim.
Fomos expulsas à bofetadas da casa de Boca em Madureira.
Nessa montagem demos continuidade à personagem como Maria Luísa
Voltando doente para o desfecho final.
O tempo passou...  Boca, Maria Luísa e Celeste, num dia de reencontro.
Esses momentos capturados pelo fotógrafo na hora exata da criação. Depois de deveras ensaiada, a peça de teatro só tem vida no momento presente.  Os detalhes mais singelos, nascem ali, na hora. O jogar e brincar na cena, viver na maior verdade e intensidade construida, ensaiada, mas que se vive ali, naquele momento. Teatro é vida e morte ininterrupta.

Maria Luísa encontra sua amiga de 10 anos atrás e com pendências sentimentais. Celeste sentia um amargor por Maria Luisa à humilhar na época de colégio, e naquele momento de ciúme e pela disputa da atenção do Boca de Ouro num misto de revolta e vingança a cena progride com  Maria Luisa, doente, depauperada querendo passar que teve a visão de Cristo e quer se redimir com o passado.



Até a mancha de sangue, a cumplicidade no assassinato de Leleco, marido de Celeste serem revelados.
E num desvairado texto insano como todos, que tratam de ciúme , ganância e crueldade relatados com essa história de Nelson Rodrigues e principalmente na época que estamos contando, que é a década de 80, com sua religião e seus pecados, suas regras dogmáticas reprimindo os instintos mais perversos da humanidade.  O autor expõe o lado mais carnal do ser humano.



Paixão. TesÃO. FÉ. DOENÇAS MENTAIS. apego.HiStErIa.Caixão DE oURO.
Sedução e entrega. Boca de Ouro morto por Maria Luisa, e encontrado sem seus dentes de ouro.
Assassinos. A santa do Ouro.

                                                
Os ensaios, a direção

Ao conhecer a Cal, fui convidada à assistir o Adriano dirigir Querô. Uma montagem instigante, e muito sedutora. Me apaixonei e entrei na escola. Percorri os anos lá dentro, tive aula com diretores, educadores da melhor espécie. Minhas provas, as cenas para banca escolhidas pela escola como " Milagre na Cela" que foi minha última banca, a personagem estava grávida e eu também, numa cena na prisão. Quem estava na banca era Antonio de Bonis.  Foi tudo da maneira mais especial. E tranquei para ter o meu filho e quando fui voltar para concluir o curso, Adriano Garib ia dirigir a montagem final. Não podia ser melhor e mais significativo para mim. Voltar sendo dirigida por quem me apaixonei a primeira vez que vi ,criando um espetaculo.
E deu tudo certo. Ele é muito antêntico e eu voltando aos palcos depois de um filho. Com aquela garra de leoa pra fora e ele com todo seu carinho e sinceridade me acolheu e me deu de presente uma personagem dirigida, situada e deliciosa de fazer


                                         
Me ensinou, brigou comigo da forma mais enérgica, me instigou e acima de tudo me acrescentou como gente. Como bicho do teatro, filho da imaginação e da fé cênica.


Todo preparo físico, a nicotina em contradição.  A verdade e o toque. O prazer que é essa profissão.
Eu tive muita sorte porque tive uma formatura de Ouro. Muito bem preparada, o elenco estava lindo, cada um ocupando seu lugar querido e almejado. Hoje atores no mercado, nas telas de cinema e palcos do teatro. O Diretor exemplo de energia e profissionalismo.


O mestre me ensinou muito. E Carlinhos, ator maravilhoso que trocou muito comigo, me deixando confiante pra continuar, e fazer daquilo o mais verdadeiro possível artisticamente.

Obrigada Querido.

Minha parceira Celeste, me desculpe... eu mudei.

Boca De Ouro originalmente  montado em 1961 por Milton Morais. E Maria Luisa por Tereza Rachel.   Direção de José renato, no Teatro nacional de Comédia.

Meu diploma que eu peguei ontem na escola. Muitas saudades!.

Crédito das fotos maravilhosa Sonia Lima
e queridissimo Rodrigo Becker.