segunda-feira, 16 de maio de 2011

Primeiro espetáculo teatral na escola de artes

"Merlin ou a Terra deserta"
 de Tankred Dorst.

Direção: Renato Icarahy. Integrante do grupo TAPA,Colaborador com Instituto Goethe no Brasil.
Merlin ja tinha sido encenado pelo grupo TAPA , em 1983 e Dorst e  Ursula  Ehler, sua esposa, vieram da alemanha para assistir.





Quando iniciamos os ensaios dessa peça, seguida do primeiro estudo e direção que foi o Jardim das Cerejeiras de Anton Tchekhov, Renato parecia  querer ver em mim essa guerreira de pose dura e olhar rígido sobre as coisas.
Me presenteou um dos monológos mais dificeis da peça " O que é o homem" .
E nos fez estudar e ter o prazer de estar em cena por 4 horas .



Sir Gaheris era um guerreiro maligno, se fortalecia com as forças maquiavélicas do diabo.

Foi bom achar toda essa essência em mim. Fui dominada pela magia do teatro. Me desenvolvi... aprendi o outro lado da moeda. Tive que estudar internamente o que me movia pra rigidez, pro escuro, pro feio.

Sir Gaheris  obsediado pelas forças do mal, matou sua própria mãe.



Era um elenco incrível, cheio de talentos. O desenho do percurso dos personagens passava inteiramente por aprendizado. Juntos formávamos uma turma de estudantes colocados em arena pra representar o clássico.
A idéia de retratar a utopia da aventura humana utilizando-se de uma lenda foi o que moveu Dorst.


A busca constante pelo Santo Graal
"Embarcamos então nessa idéia de " terra devastada" onde um enorme "lixão" pós guerra nuclear , uma trupe de clowns redescobre e reinventa as belas histórias dos tempos da távola redonda impulsionadas pela magia do velho druida Merlin"    

Dedicamos esse trabalho à memória de Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque"     Renato Icarahy

Espaço Yan Michalsky   Dezembro 2006