segunda-feira, 23 de maio de 2011

teatro amado

Já que amigos me mandaram mensagens de apoio para eu seguir adiante com meu projetinho-blog e ja tenho até 8 seguidores, lá vou eu pra mais uma mostragem dos meus estudos nessa rápida passagem pela terra... Deixar um material que eu considere arte , pro meu filho poder ver e mostrar com orgulho no futuro, me deixa tranquila pra continuar mantendo minha vontade de somente registrar o valor do estudo e do trabalho...o sentimento de fazer a arte. A arte de viver.

Essa montagem teatral, dirigida por Thierry Trèmouroux ,é uma adaptaçao de "Depois da chuva" autoria do catalão, Sergi Belbel.
 Uma comédia sarcástica e uma crítica fulminate aos fumantes!
Era uma graça só. Esse teatro de arena me conquista muito. você fica pertinho do espectador, sentindo sua respiração e resposta imediata ao trabalho. essa cena era muito engraçada!

Essa ansiedade do fumo... que move muito, principalmente a classe trabalhadora, que se oprime e dedica horas do seu dia em prol de uma empresa.

minha personagem ruiva, sofria um pouco com isso!

mas também adorava brincar com seu superior, trazendo muita ironia, e diversão ja retiradas do papel. Um texto muito divertido que fazia a gente dançar a dança do teatro!

vários amigos foram assistir essa peça. eu já estava grávida!
momento maravilhoso!

Logo depois, a mestra, Celina Sodré nos foi presenteada, com todo seu conteúdo de estudo fundamentado no teatro laboratório do diretor polonês Jerzy Grotowski . Montamos um espetáculo  composto  de partituras físicas, corporais. Tinha um canto ritualistico. Umas giras musicais, e um coro lindo. Foi incrível essa experiência,com muita calma e tranquilidade, " Canção da pérola" .
lindo!


 O caminho até chegar ao objetivo, creio eu, que tem tamanha importância dentro do teatro, quanto a obra pronta. Toda a calma, perseverança, estudo... aprendizado. saber o seu lugar e até onde você pode ir, e voltar, onde está o limite de cada um ... a calma dessa diretora Celina Sodré é um exemplo primordial para essa colocação cênica. Nessa foto acima temos o ator Carlos Fonte Bôa, Julia Calvão, nossa preparadora vocal Nathalia Fishe e Celina sodré.
 Celina nos apresentou a elaboração do "training" de Grotowsky, como exercício continuado, cotidiano  e personalizado para o ator.
 " Sua a definição do grupo teatral como lugar de exploração pessoal e pesquisa artística, em um trabalho protegido, só em parte finalizado em cada um dos espetáculos. Sua a proposta de uma ética do ator como sujeito de experiências autênticas, que aperfeiçoa e desenvolve as intuições de Stanislavski."
 Esse espetáculo tinha muito pouca luz externa. Movíamos sentindo a luz primordial de dentro do ser. Era um ritual maravilhoso cheio de memórias afetivas, sensoriais...
Essa parte, quando nos preparavamos para a apresentação era sempre regada de muito cuidado e paciência. alimento da alma capaz de nos fortalecer sempre. Nessa foto acima, as atrizes Danielle Antunes, Jada Novaes e Paula Jubé.
E aqui , todo nosso encanto e elenco.